sábado, 17 de julho de 2010

Traição na visão da antropóloga Mirian Goldenberg





Esse artigo da antropóloga Miriam Goldenberg, fala sobre a traição e tenta desconstruir a idéia de que o homem é sempre o culpado pela traição e a mulher é sempre a vítima. Segundo ela, hoje em dia, as mulheres traem tanto quanto os homens e ao se colocarem no papel de vítima, sem assumir seus desejos, as mulheres acabam reafirmando a cultura machista.

Miriam é antropóloga e professora do Departamento de Antropologia Cultural e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É doutora em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Para escrever o livro "Por que homens e mulheres traem?", autora entrevistou em profundidade pessoas de várias classes, com centenas de questionários, analisou matérias de jornais e revistas, assistiu filmes, leu romances e inúmeros livros sobre traição e escolheu uma das entrevistadas, Mônica, para dar voz ao seu texto.

Ao escrever o livro "Infiel: notas de uma antropóloga", Mirian realizou o mesmo esquema de pesquisa para saber mais sobr infidelidade nos relacionamentos dos brasileiros e as conclusões foram surpreendentes: as ‘outras’ acreditam que seus parceiros não têm relações sexuais com as esposas. Os homens casados acreditam que as amantes lhes são fiéis sexualmente. Não só no casamento, mas também no adultério.

Um comentário:

  1. Quem mandou o artigo foi o Arnaldo e depois eu pesquisei um pouco mais para poder postar, por isso mando meus agradecimentos a ele.

    ResponderExcluir